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Empresa de Consultoria Junior Fip/Magsul

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A Empresa de Consultoria Junior Fip/Magsul é uma consultoria empresarial estratégica focada na gestão de processos administrativos, atendendo principalmente a pequenas e médias empresas, assim como empreendedores que desejam inserir-se no mercado.

Seu campo de atuação abrange:

- A área de mercadologia, com projetos voltados para o estudo de segmentos de mercado e perfil de clientes, vislumbrando o aumento das receitas

- A gestão interna da empresa, com iniciativas voltadas para a estruturação operacional e financeira da organização, com o enfoque na otimização dos recursos internos.

Com base na figura 01 serão apresentados os serviços oferecidos pela Empresa de Consultoria Junior Fip/Magsul.

Empreendimentos novos

O estudo de viabilidade é um serviço criado para empreendedores que desejam abrir um negócio próprio, lançar um novo produto ou expedir as operações de sua empresa para outro mercado.

O projeto analisa se as receitas projetadas serão suficientes para cobrir os custos e despesas necessários para a estruturação do novo empreendimento e entrega ao cliente uma avaliação de cenários de retorno do investimento inicial.

 


Figura 01 – Distribuição das áreas de atuação da Consultoria Junior Fip/Magsul

Empresas em estruturação inicial

Os serviços de planejamento estratégico de marketing, planejamento operacional gerencial e estruturação financeira gerencial são recomendados a empresas que já fizeram o estudo de viabilidade, porém ainda não possuem um planejamento gerencial definido, e a empresas que estão no mercado, porém necessitam estruturar sua operação ou formalizá-la. A união dos três serviços com o estudo de viabilidade compõe o business plan.

Empresas em estruturação avançada

Os produtos desta área do portfólio são voltados a empresas que já possuem uma estrutura administrativa e querem aperfeiçoar suas atividades, aprimorando suas ferramentas de gestão ou estratégias mercadológicas. As soluções foram desenvolvidas para empresas que desejam melhorar o relacionamento e a comunicação com os clientes ou que buscam redesenhar seus processos internos e financeiros.

Empresas estruturadas

Os serviços incluídos nesta parte do portfólio foram pensados para organizações que já possuem suas atividades principais definidas, mas desejam uma análise de questões específicas com potencial de gerar melhores resultados para a empresa no curto prazo.

Dentre os produtos oferecidos, o Markenting de Recrutamento para grandes empresas que visam recrutar e selecionar alunos da Fip/Magsul. O cliente tem, ao final do projeto, um aconselhamento sobre quais as melhorias práticas para recrutar o perfil de alunos desejados pela companhia.

Marketing

Buscar uma maior competitividade através de um melhor posicionamento da empresa em relação ao seu público-alvo, melhor aproveitamento das ferramentas de Marketing para visualização de oportunidades existentes e antecipação de ações perante a concorrência.

Plano de Marketing

  • Elaboração de plano de marketing com definição de objetivos, estratégias e ações de marketing a partir de análises do mercado
  • Definição de estratégia de marketing
  • Análise de viabilidade mercadológica (Negócios, produtos e serviços)

Análise de mercado

  • Obtenção de informações sobre um determinado mercado (pesquisa)
  • Ampliação da área de atuação da empresa
  • Análise de concorrentes
  • Análise de cenários (SWOT – Oportunidade/Ameaças e Pontos Fortes e Fracos)

Plano de Comunicação

  • Divulgação de marca (institucional)
  • Prospecção de clientes
  • Planos para aumento de vendas
  • Marketing interno (colaboradores).

 

Organização

Tem como objetivo reestruturar a empresa através da padronização de procedimentos e métodos, melhorando o processo interno da organização, permitindo, assim, agilidade nas tomadas de decisões.

Reestruturação Organizacional

  • Profissionalização de empresas com formação familiar
  • Pequenas empresas emergentes
  • Empresas com estruturas pouco definidas
  • Otimização de estruturas existentes (processos e demandas mercadológicas)

Sistema e Métodos

  • Revisão de processos ineficazes
  • Formalização de processos de empresas com forte dependência de determinados funcionários e não possuem seus conhecimentos registrados
  • Padronização de rotinas e procedimentos

Plano de Cargos e Salários

  • Revisão de níveis hierárquicos em excesso
  • Revisão de atribuições desproporcionais
  • Salários discrepantes
  • Programas de participação em resultados (Remuneração Flexível)

 

Plano de Negócios

Elaboração de documento que reúne informações sobre as características, condições e necessidades de um futuro empreendimento, com o objetivo de analisar sua potencialidade e sua viabilidade, além de facilitar a sua implantação.

Consiste no planejamento operacional, análise de viabilidade mercadológica e econômica do investimento.

  • Abertura de novos negócios;
  • Lançamento de novos produtos ou serviços;
  • Necessidade de informações sobre projeções financeiras para obtenção de financiamentos;
  • Mudança do estabelecimento comercial.

 

A seguir serão detalhados os suportes disponibilizados para empreendimentos em funcionamento e processo de abertura.

Operações

Melhorar a área operacional da empresa, otimizando recursos e pessoal, visando à maximização da capacidade de produção e qualidade da área operacional.

Análise Operacional

  • Estudos de layout / análise de investimentos produtivos;
  • Estabelecimento de métricas operacionais (mensuração de desempenho);
  • Simulação de cenários operacionais;
  • Processos de terceirização;

Qualidade

  • Programa de qualidade
  • Programa 5 S
  • Programas motivacionais
  • Apoio a certificações
  • Suporte técnico em questões metrológicas

Meio Ambiente e Segurança

  • Suporte técnico em questões ambientais (legislação e cumprimento de normas)
  • Questões ergonômicas;
  • Segurança patrimonial;

Finanças Contábil

Auditoria

A Consultoria financeira tem como objetivo mostrar ao empresário a real situação financeira e econômica da empresa, permitindo o controle para definições de estratégias e metas, buscando a maximização dos resultados e maior rentabilidade.

Análises Financeiras

  • Abertura de novos negócios;
  • Lançamento de novos produtos ou serviços;
  • Necessidade de informações sobre projeções financeiras para obtenção de financiamentos;
  • Mudança do estabelecimento comercial.

Análise de Custos

  • Classificação dos custos;
  • Verificar representatividades da cada custo sobre o faturamento;
  • Apuração e análise do resultado;
  • Definições de estratégias através do resultado;
  • Detectar e eliminar atividades pouco lucrativas ou de prejuízo;
  • Projeções através do histórico da empresa;

 

 

Formação de Preço

  • Avaliar dificuldades na definição de preços dos produtos e composição do mix;
  • Composição do preço de venda através dos custos e do mercado;

Planejamento e Administração do Caixa

  • Apuração de Caixa;
  • Planejamento e Projeções do Fluxo de Caixa;

Contábil

Auditoria 

Analise dos ativos e passivos da empresa;

Conferencia dos Demonstrativos Financeiros e comprovantes e documentos pertinentes;

Avaliação dos controles internos.

 

Reavaliação do Ativo Permanente Imobilizado

Levantamento dos Registros;

Verificação e conferência do Inventário e confronto com os registros;

Análise dos Bens;

Comparação dos valores de Mercado;

Orientações dos ajustes de lançamentos contábeis necessários;